Polícia indiana checa o local após um acidente de trem com trabalhadores migrantes dormindo na ferrovia entre os distritos de Jalna e Aurangabad, no estado de Maharashtra - AFP
Polícia indiana checa o local após um acidente de trem com trabalhadores migrantes dormindo na ferrovia entre os distritos de Jalna e Aurangabad, no estado de MaharashtraAFP
Por AFP
Mumbai - Quatorze trabalhadores migrantes morreram atropelados por um trem na região oeste da Índia quando dormiam nos trilhos no caminho de volta para suas casas, anunciaram as autoridades locais nesta sexta-feira.

Dezenas de milhões de indianos perderam seus trabalhos devido ao confinamento decretado para conter a pandemia do novo coronavírus no país. A paralisação da atividade econômica gerou um importante êxodo de trabalhadores para suas regiões de origem, apesar da ausência de meios de transportes públicos e do fechamento das fronteiras entre estados.

"Os trabalhadores caminhavam para voltar a suas casas e decidiram descansar nos trilhos. Um trem de mercadorias os atropelou", declarou à AFP S.S. Sutale, chefe de polícia da região de Aurangabad, no estado de Maharashtra.

Três pessoas ficaram feridas. Os trens de passageiros não circulam na Índia desde o fim de março, mas o transporte de mercadorias prossegue pelas ferrovias.

Vários estados indianos utilizaram recentemente trens especiais para transportar os migrantes a suas casas. Mas muitas pessoas não têm como pagar pela passagem e continuam tentando retornar a pé para suas cidades, viagens de centenas de quilômetros.

A Índia registrou até o momento 1.886 mortes e 56.342 casos confirmados da covid-19.