Máscaras de proteção são necessárias no combate ao coronavírus - Pixabay
Máscaras de proteção são necessárias no combate ao coronavírusPixabay
Por Ansa
São Paulo - Uma empresa de Verona, no norte da Itália, lançou máscaras de proteção com o rosto de Benito Mussolini e a escrita "Camminare, costruire e, se necessario, combattere e vincere" ("Caminhar, construir e, se necessário, combater e vencer"), uma das citações mais famosas do líder fascista.

A legislação italiana considera crime a apologia ao fascismo, mas pune apenas ações voltadas a tentar reconstruir o antigo partido de Mussolini, e não quem propaga seus ideais.

"Mais uma vez, por culpa de poucos desrespeitosos, a imagem de Verona é prejudicada. É intolerável a circulação de máscaras com o rosto de Mussolini, responsável pelas leis raciais, pelo massacre de milhares de italianos em uma guerra ao lado de Hitler e pela destruição de nosso país", disse o deputado Diego Zardini, do Partido Democrático (PD), de centro-esquerda.

O parlamentar cobrou que a Justiça ordene a apreensão das máscaras e denuncie a empresa produtora por apologia ao fascismo. "É uma iniciativa injustificável que deve ser denunciada", reforçou a deputada Sara Moretto, do centrista Itália Viva (IV).

Situada no Vêneto, Verona é um dos principais bastiões da extrema direita na Itália e abriga movimentos ultranacionalistas que costumam se confundir com as torcidas organizadas de seu clube mais famoso, o Hellas.