Chineses adoram comer prato especial feito a base de pênis? Checamos - Facebook
Chineses adoram comer prato especial feito a base de pênis? ChecamosFacebook
Por AFP
Uma foto compartilhada milhares de vezes nas redes sociais desde o último dia 9 de abril mostra um suposto prato chinês feito com pênis, ou que seria uma sopa de pênis. Embora no país asiático realmente existam especialidades gastronômicas que incluem genitais de animais, a imagem corresponde a uma iguaria turca chamada rdan dolmasi, típica da província de Adana.
“OLHA SÓ DEPOIS DE COMER MORCEGO....NOVA COMIDA DA CHINA ...SOPA DE PÊNIS DE HOMEM INFIEL ERA OQUE FALTAVA SERÁ VERDADE KKKKKKKK [sic]”, diz uma publicação no Facebook. “China começa a corta pênis dos homens que trai sua mulher para comer. Se vim para o Brasil vai ser triste [sic]”, indica a legenda de outra postagem, compartilhada mais de 43 mil vezes na mesma rede social.

Apesar do teor cômico de algumas publicações em português, elas circularam amplamente no Facebook, sendo, inclusive, compartilhadas em outros idiomas - como espanhol, inglês, francês e italiano - com afirmações similares.

Alguns usuários fizeram comentários como: “Aiiin que nojooo comem cada porcaria [sic]”, “Nogento esse povo [sic]” e “Meu Deus vocês chinês sem palavras”.
Publicidade
Uma busca reversa da fotografia no Google Imagens forneceu como resultado mais antigo uma publicação na plataforma Reddit, na qual é mencionado que se trata de um prato da Turquia.

Uma segunda busca reversa pela foto, dessa vez no Yandex, mostrou imagens similares à vista nas publicações viralizadas, com resultados em turco e com o nome do prato: rdan, ou rdan dolmasi.

A preparação
“O rdan é um prato típico da província de Adana, na Turquia”, disse à equipe de checagem da AFP o chef de cozinha Harun Aksu, que reside na cidade de Gaziantep, no sul do país, a pouco mais de 200 quilômetros de Adana, e que confirmou que é a iguaria vista na foto.

De fato, em seu canal no YouTube, Aksu detalha a preparação do rdan dolmasi, que consiste em abomaso de cordeiro recheado de arroz, cebolas, pimentão vermelho, especiarias e, em algumas ocasiões, carne de cordeiro picada.

O abomaso é a última cavidade do estômago dos ruminantes e para cozinhá-lo é preciso limpá-lo profundamente e embebe-lo em limão. Uma vez colocado o recheio, fecha-se a abertura de cada abomaso e são cozinhados em um caldo especiado. Na hora de servir, polvilha-se cominho e especiarias. Em Adana, este prato é muito popular e costuma ser vendido em barracas de rua ou restaurantes.

Na Turquia existe a consciência de que os estrangeiros podem ter dúvida quanto o aspecto peculiar do rdan dolmasi. No canal no YouTube Yemek Yemek, que se apresenta como “o primeiro canal de degustação da Turquia”, há um vídeo publicado em abril de 2015 que mostra as diferentes reações das pessoas de distintos países de origem diante do prato.

Gastronomia à base de genitais
Publicidade
Embora a fotografia viralizada não corresponda a um prato chinês, a cadeia de restaurantes Guolizhuang, em Pequim, fundada em 2006, ganhou fama internacional por se dedicar à preparação de pênis e testículos de diversos animais, incluindo burros, bodes, cães, touros e cervos. O restaurante promove as suas especialidades alegando benefícios para a libido e a potência sexual.

Devido à pandemia de COVID-19, o Guolizhuang fechou temporariamente a partir do Ano Novo Chinês, no último dia 25 de janeiro. A equipe de checagem da AFP entrou em contato com os administradores da cadeia de restaurantes, que disseram planejar a reabertura de suas portas para junho de 2020.
Mas não é apenas na China que há o consumo de genitais de animais. O ingrediente principal do caldo cardán, oriundo de La Paz e Cochabamba, na Bolívia, é o pênis de touro - e esta sopa tem a sua própria versão na Malásia.

Uma das especialidades típicas da Espanha, por sua vez, são as “criadillas” - testículos - do mesmo animal, e o modo mais simples de prepará-las é filetar e grelhar. Desde 2003 é realizado todos os anos em Lipovica, na Sérvia, o Concurso Mundial de Cozinha de Testículos, cuja próxima edição está planejada para agosto de 2020.

O novo coronavírus foi detectado pela primeira vez na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019. A sua origem havia sido assinalada no Mercado de Mariscos de Huanan, onde eram vendidos animais silvestres e exóticos, mas ainda não existem investigações concludentes a respeito.

Acredita-se que o novo coronavírus possa ter nascido no morcego, mas os estudos continuam em andamento. A cidade de Wuhan, com 11 milhões de habitantes, esteve em quarentena de 23 de janeiro a 8 de abril.

Em resumo, é enganoso que a fotografia viralizada nas redes sociais mostre um prato de pênis, ou uma sopa de pênis, servido na China. Embora neste país existam especialidades gastronômicas que incluem genitais de animais, a imagem em questão corresponde a uma iguaria turca chamada rdan dolmasi.