Manifestantes se reúnem em torno de uma loja em chamas em Minneapolis, Minnesota, durante um protesto pela morte de George Floyd - AFP
Manifestantes se reúnem em torno de uma loja em chamas em Minneapolis, Minnesota, durante um protesto pela morte de George FloydAFP
Por AFP
EUA - O policial americano Derek Chauvin que aparece em um vídeo ajoelhando sobre o pescoço de George Floyd, um homem negro algemado que morreu após essa abordagem policial foi denunciado nesta sexta-feira por homicídio, informaram os promotores. Na cidade, foi declarado um toque de recolher para frear a onda de distúrbios que ocorrem no local.
"O ex-policial de Minneapolis, Derek Chauvin, foi acusado pela procuradoria do condado de Hennepin por assassinato e homicídio culposo", disse o procurador do condado, Mike Freeman, a jornalistas, especificando que a denúncia foi de homicídio preterdoloso ('third degree murder', em inglês), quando a morte da vítima resulta da prática de outro crime.
Publicidade
Chauvin é um dos quatro agentes demitidos após a divulgação do vídeo que mostra a imobilização e prisão de George Floyd na segunda-feira por supostamente pagar uma loja usando uma nota falsa de US$ 20.
Segundo o vídeo, Floyd, que estava algemado e deitado no chão, foi imobilizado na rua por Chauvin, que apoiou o próprio joelho sobre o pescoço do homem por ao menos cinco minutos. Essas imagens culminaram em protestos carregados de revolta em Minneapolis, para onde centenas de tropas foram enviadas na manhã desta sexta-feira, após a terceira noite de manifestações.
Publicidade
O prefeito da cidade Jacob Frey declarou um estrito toque de recolher na cidade americana após três noites de distúrbios. Ele determinou que todas as pessoas esvaziem as ruas das 20h (22h de Brasília) às 6h, exceto membros da Polícia e da Guarda Nacional, deslocada para manter a paz, assim como o corpo de bombeiros e pessoal médico.