Entre as vítimas estão funcionários, músicos e clientesReprodução

Oito pessoas morreram e cinco ficaram feridas em um ataque a tiros em um bar badalado no município de Jerez, no estado mexicano de Zacatecas, informaram autoridades locais neste domingo, 29.
O incidente ocorreu na noite de sábado, quando homens fortemente armados chegaram ao bar em dois carros, invadiram o local e começaram a atirar indiscriminadamente, informou a secretaria de Segurança em um boletim.
Seis pessoas morreram no local e outras duas enquanto recebiam atendimento médico. Cinco pessoas permanecem hospitalizadas neste domingo com ferimentos a bala.
Segundo testemunhas, no momento do ataque houve pânico no local, onde o chão e os móveis ficaram cobertos de sangue.
A imprensa local reportou que entre as vítimas estão funcionários, músicos e clientes. O bar, chamado "El Venadito", fica no centro de Jerez, município localizado a 60 km da capital de Zacatecas.
Esta localidade tem sido sacudida por uma onda de violência nos últimos anos, que em 2022 obrigou centenas de moradores de comunidades rurais a deixarem suas casas. Poucos voltaram após o envio de guardas nacionais para a região.
O estado de Zacatecas é estratégico no tráfico de drogas aos Estados Unidos, o que gera violentas disputas entre os cartéis Jalisco Nova Geração e o de Sinaloa, o mais poderoso do país.
Este confronto recrudesceu no último ano, com múltiplos assassinatos de policiais e civis na região, também conhecida por suas cidades coloniais e turísticas.
O México registra mais de 340 mil homicídios e 100 mil desaparecidos, a maioria atribuídos a organizações criminosas, desde o lançamento de uma polêmica ofensiva militar antidrogas, em dezembro de 2006.