O México está envolvido em uma espiral de violência que chega a marca de quase 400 mil mortos desde 2006Reprodução

Ensenada - Um ataque com armas longas contra um grupo de pilotos amadores de rally na localidade mexicana de Ensenada, próxima à fronteira com Estados Unidos, deixou dez mortos e nove feridos neste sábado(20), informaram as autoridades.
O massacre foi durante a tarde quando os automobilistas, que participavam de uma corrida de aventura, estavam parados no acostamento de uma estrada, quando um grupo de homens desceu de uma caminhonete e abriu fogo.
A agressão "deixou nove feridos e dez mortos", afirmou o governo de Ensenada em nota.
Vídeos publicados em redes sociais mostram os corpos de algumas vítimas ao lado dos veículos 4x4 na trilha empoeirada.
O Ministério Público de Baja Califórnia - estado ao qual pertence Ensenada e duramente afetado pela violência do narcotráfico- anunciou a formação de um "grupo especial de investigação" para identificar os assassinos e determinar os motivos do ataque, afirmou o comunicado.
Alguns feridos foram atendidos por paramédicos da Cruz Vermelha local, que posteriormente os transferiram a hospitais no centro de Ensenada, município de cerca de 440 mil habitantes.
Baja Califórnia é um dos estados com maior número de homicídios dolosos no México, a maioria é atribuída pelo governo à disputa entre gangues do crime organizado. Entre janeiro e abril, foram registrados 721 assassinatos no estado, segundo dados oficiais.
Esse e outros cinco estados concentram 47,3% do total de homicídios registrados no país em igual período (9.912 casos).
México está envolvido em uma espiral de violência que deixa quase 400 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos desde 2006, quando o governo iniciou uma polêmica ofensiva antidrogas com apoio dos Estados Unidos e participação das forças armadas mexicanas.