Central nuclear de Zaporizhzhia, ocupada pela Rússia no sul da UcrâniaAlexander Ermochenko/REUTERS
Rússia afirma ter repelido ofensiva ucraniana na região de Zaporizhzhia
Segundo ministro da Defesa, forças ucranianas perderam 30 tanques, 11 viaturas de combate de infantaria e até 350 homens
O ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, disse que suas tropas repeliram uma ofensiva na região de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, nesta quinta-feira, 8.
"Hoje (quinta-feira) às 01h30 (19h30 de quarta no horário de Brasília) da manhã na área de Zaporizhzhia, o inimigo tentou romper nossa defesa com (...) até 1.500 homens e 150 veículos blindados", disse Shoigu em comunicado.
"O inimigo foi bloqueado e está recuando com graves perdas", acrescentou.
"As forças inimigas especialmente formadas para realizar este avanço não cumpriram a sua missão", congratulou-se.
Segundo o ministro, após uma batalha de duas horas, as forças ucranianas perderam 30 tanques, 11 viaturas de combate de infantaria e até 350 homens.
Essa informação não pôde ser verificada com uma fonte independente.
No momento, as autoridades ucranianas não relataram oficialmente esses ataques.
Kiev afirma há meses que está preparando uma grande contraofensiva contra as forças russas para retomar os territórios ucranianos ocupados por Moscou, incluindo a península da Crimeia, anexada em 2014.
Segundo observadores, a intensificação das "operações ofensivas" de Kiev na linha de frente nas últimas semanas são os primeiros sinais dessa operação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.