Giorgia Meloni é primeira-ministra da ItáliaAFP
Primeira-ministra da Itália diz que Berlusconi foi um dos homens mais influentes da história do país
Os dois eram aliados políticos
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, disse que seu aliado Silvio Berlusconi, que faleceu nesta segunda-feira (12) aos 86 anos de idade, foi um dos "homens mais influentes da história" do país.
"Silvio Berlusconi era sobretudo um combatente, era um homem que nunca teve medo de defender suas convicções, e foram justamente essa coragem e determinação que o tornaram um dos homens mais influentes da história da Itália e permitiram que ele provocasse reviravoltas no mundo da política, da comunicação e empresarial", afirmou a chefe de governo.
O líder do partido conservador Forza Italia (FI) havia sido internado na última sexta-feira (9) no Hospital San Raffaele, em Milão, para a realização de exames programados no quadro de uma leucemia mielomonocítica crônica, mas acabou falecendo às 9h30 (horário local) desta segunda.
O ex-primeiro-ministro já tinha passado 44 dias internado no mesmo hospital entre abril e maio e chegou a ficar na UTI por causa de uma infecção respiratória. A data do provável funeral de Estado ainda não foi divulgada oficialmente, mas a cerimônia deve ser realizada na Catedral de Milão, sua cidade natal e berço político.
Berlusconi, que possui uma história de sucesso e polêmicas, governou a Itália por três vezes, entre os anos de 1994 e 1995, 2001 e 2006 e 2008 e 2011, e era senador da República desde o fim do ano passado, integrando a base de apoio da premiê Giorgia Meloni, sua aliada de longa data.