Volodimir Zelensky inspecionou a destruição na catedral da Transfiguração causada pelos recentes bombardeios maciços russosAFP
Zelensky visita catedral bombardeada pela Rússia em Odessa
Catedral construída no fim do século XVIII já havia sido destruída pelos soviéticos em 1936, nos anos de Stalin
Kiev - O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, visitou nesta quinta-feira (27), durante viagem a Odessa (sul), a catedral da Transfiguração, danificada no domingo durante um bombardeio russo.
"Volodimir Zelensky inspecionou a destruição na catedral da Transfiguração causada pelos recentes bombardeios maciços russos contra infraestruturas civis e o centro histórico de Odessa", indicou a Presidência ucraniana em comunicado.
"O chefe de Estado foi informado do alcance da destruição da igreja e de seu estado atual", bem como sobre as possibilidades de reconstrução, acrescentou a Presidência ucraniana.
Segundo a nota, "o altar foi totalmente destruído, e a estrutura de suporte do edifício sofreu danos".
O templo cristão ortodoxo, no centro de Odessa, ficou gravemente danificado no domingo, durante uma série de bombardeios das forças russas.
A catedral foi construída no final do século XVIII, no período czarista, e destruída pelos soviéticos em 1936, nos anos de Stalin. Depois, foi reconstruída no início dos anos 2000 graças a doações, e consagrada em 2010 pelo patriarca da Igreja Ortodoxa russa, Kirill.
O Kremlin negou ter atacado o edifício e disse que o dano no templo foi causado pelos mísseis antiaéreos ucranianos, disparados para interceptar os projéteis russos lançados contra Odessa.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.