Rússia fecha acordo para vender grande parte de sua produção de petróleoReprodução
Rússia fecha acordo para vender grande parte de sua produção de petróleo
Licitação dá direito de exportar petróleo no futuro
A gigante estatal de energia russa Rosneft Oil fechou um acordo para vende uma quantidade substancial de sua produção de petróleo para um grupo de empresas pouco conhecidas, segundo fontes. A licitação dá direito de exportar petróleo no futuro. Nesse caso, os contratos são de até 12 meses e envolvem produtos brutos e refinados, disseram as fontes.
Não foi possível saber as quantidades exatas de petróleo vendidas, nem os preços. Mas o sucesso da licitação aumenta os sinais de que o aperto financeiro dos produtores de petróleo russos devido às sanções está diminuindo.
Um porta-voz da Rosneft disse que a empresa não comenta os detalhes de suas atividades comerciais e que parte do que foi apresentado em uma série de perguntas sobre a licitação estava incorreta. Quando questionado sobre quais detalhes eram imprecisos, o porta-voz não respondeu.
Entre os maiores vencedores da licitação estava a Bellatrix Energy. De acordo com os documentos de registro, a empresa foi constituída em Hong Kong. Também levaram grandes volumes de petróleo russo as tradings Amur e Tejarinaft, ambas registradas nos Emirados Árabes Unidos.
Todos as três são exportadores ativos de produtos brutos e refinados desde que as sanções ao petróleo russo entraram em vigor em dezembro, segundo dados da alfândega russa e executivos do setor.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.