China baniu o pescado japonês, proibindo a sua comercializaçãoFoto: Clarildo Menezes
China veta produtos do mar japoneses após liberação de água radioativa tratada no Pacífico
Grupos chineses e da Coreia do Sul se preocuparam com a medida, transformando o caso em um problema político e diplomático
A usina nuclear Fukushima começou a despejar água radioativa tratada no Oceano Pacífico nesta quinta-feira, 24, medida que fez a China banir a entrada de alimentos do mar japoneses no país. O banimento atinge todos os produtos aquáticos vindos do Japão e tem início imediato.
Houve protestos contra a ação japonesa e os pescadores temem que a reputação dos frutos do mar japoneses seja prejudicada. Grupos na China e na Coreia do Sul se preocuparam com a ação, a transformando em um problema político e diplomático.
Depois do anúncio da China, o presidente da Tokyo Electric Power Company Holdings, Tomoaki Kobayakawa, disse que a empresa estava se preparando para compensar os empresários japoneses pelos danos sofridos com as proibições de exportação.
Ele afirmou que a China é o principal parceiro comercial do Japão e que fará o possível para fornecer explicações científicas sobre a liberação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.