Guerra entre os dois países começou em março de 2022Reprodução
Cidades russas sem energia elétrica após ataque da Ucrânia
Drone ucraniano atingiu subestação de energia
Um drone ucraniano atingiu nesta terça-feira (26) uma subestação de energia elétrica da região fronteiriça russa de Kursk, o que cortou o abastecimento em sete localidades, informou o governador regional.
"Um drone ucraniano lançou durante a manhã um artefato explosivo contra uma subestação em Snagost, no distrito de Korenevski. Sete localidades ficaram sem energia elétrica", anunciou no Telegram o governador de Kursk, Roman Starovoit. A pequena localidade Snagost fica a 15 quilômetros da fronteira com a Ucrânia.
"Nenhum morador ficou ferido", afirmou o governador, que citou a presença das equipes de emergência para restabelecer o serviço de energia elétrica.
No inverno do ano passado (verão no Brasil), a Rússia executou ataques contra instalações cruciais e privou milhões de ucranianos de calefação, água e energia elétrica.
Na semana passada, o primeiro-ministro ucraniano Denis Shmygal acusou a Rússia de reiniciar o "terror energético" ao atacar infraestruturas elétricas ou áreas de produção e armazenamento de combustíveis.
Ele fez a acusação pouco depois do primeiro ataque de mísseis contra instalações de energia elétrica em seis meses, o que provocou cortes de eletricidade em várias regiões da Ucrânia.
Kiev, com drones e artilharia, ataca alvos no território russo como parte da contraofensiva para tentar liberar suas zonas ocupadas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.