Presidente dos Estados Unidos, Joe BidenAFP

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou em um telefonema, nesta quarta-feira (22), o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, três dias depois da vitória do ultraliberal para chefiar a segunda maior economia da América do Sul, segundo a Casa Branca.
"O presidente Biden falou com o presidente eleito da Argentina, Javier Milei, para parabenizá-lo e falar da importância de continuar a fortalecer nossa sólida relação bilateral", informou a Casa Branca em um comunicado.
Mais tarde, será publicado um resumo da ligação.
Milei, um economista de 53 anos que ganhou fama como comentarista na TV e que algumas vezes fez campanha agitando uma motosserra no palco, venceu no domingo com 55,7% dos votos o ministro da Economia, o peronista Sergio Massa.
Os eleitores castigaram o governo por décadas de declínio econômico, com uma inflação anual que chegou em outubro a 143%.
Milei propôs fechar o Banco Central e dolarizar a economia para acabar com a emissão monetária e a inflação.
Durante sua campanha, também disse que cortaria drasticamente os gastos públicos e eliminaria uma dezena de ministérios, entre outras propostas polêmicas. Depois, suavizou parte de sua retórica, deixando dúvidas sobre seus reais planos.
O secretário de Estado americano, Antony Blinken, havia parabenizado Milei em um comunicado no domingo e acrescentou que os EUA também aplaudiam "o robusto processo democrático por meio do qual o povo argentino se pronunciou".