Irã anunciou lançamento de foguete para seres vivosFoto: Reprodução/Internet
#Iran Sends Up Living #Space Capsule
— Michael Ashura (@MichaelAshura) December 6, 2023
The launch is part of #Tehran's plans to put astronauts into space, and comes ten years after the country sent two living monkeys into orbit before bringing them back safely.
The capsule was fired off using a lightweight Salman launch… pic.twitter.com/0YyfDvaYwh
"Após uma década de pausa, a nova cápsula vital do nosso país foi lançada com sucesso a uma altura de 130 km com um lançador fabricado localmente", afirmou a ministra das Telecomunicações, Issa Zarepour, citada pela agência oficial Irna.
A cápsula de 500 kg foi transportada por um lançador de nova geração denominado Salman, desenvolvido com o objetivo de enviar astronautas ao espaço. Não foi divulgado se o dispositivo enviado continha seres vivos.
O Irã lançou a sua primeira "cápsula de vida" em 2010, com um rato, duas tartarugas e uma minhoca a bordo. Três anos depois ele enviou um macaco ao espaço e ele voltou vivo.
O Irã afirma que as suas atividades aeroespaciais são pacíficas e estão de acordo com uma resolução do Conselho de Segurança da ONU. Entretanto, potências ocidentais, como os Estados Unidos, suspeitam do programa porque a mesma tecnologia pode ser utilizada para desenvolver mísseis de longo alcance. O Irã sempre negou querer construí-los.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.