Presidente ucraniano, Volodymyr ZelenskyAFP

A Força Aérea da Ucrânia informou nesta segunda-feira, 25, que derrubou 28 dos 31 drones lançados pela Rússia durante a noite, que marcou a primeira vez que os ucranianos celebraram o Natal, e não em 7 de janeiro, como os russos ortodoxos.
O ataque com drones de fabricação iraniana Shahed teve como alvos as regiões de Odessa, Kherson e Mikholayv, no sul, Donetsk, no leste, e Khmelnitski (oeste), anunciaram as autoridades militares ucranianas no Telegram. A Força Aérea também anunciou que derrubou dois mísseis.
Em Odessa, grande porto do Mar Negro, os destroços de um drone derrubado provocaram danos em instalações portuárias e edifícios em um dos bairros da cidade.
A Rússia ataca com frequência as cidades ucranianas com drones e mísseis, mas a Força Aérea de Kiev consegue derrubar a maioria dos artefatos.
A Ucrânia bombardeia regiões russas próximas da fronteira ou áreas sob ocupação das tropas do Kremlin, como Donetsk. Moscou também foi alvo de vários ataques com drones desde o início do ano.
Os ucranianos, em sua maioria cristãos ortodoxos, celebraram pela primeira vez o Natal na virada de 24 para 25 de dezembro, rompendo com a tradição para seguir o calendário ocidental, o que representa uma ruptura com Moscou.