Detidos são suspeitos de terem espionado estrangeiros residentes na Turquia em várias províncias do país em nome dos serviços secretos israelensesReprodução: redes sociais

Cerca de 33 pessoas suspeitas de espionarem para Israel foram presas na Turquia, anunciaram as autoridades turcas nesta terça-feira (2). Outras 13 pessoas estão sendo procuradas pelo mesmo indício, segundo o Ministério Público de Istambul.
Os detidos, cujas nacionalidades não foram informadas, são suspeitos de terem espionado estrangeiros residentes na Turquia em várias províncias do país em nome dos serviços secretos israelenses, afirmou a agência oficial de notícias 'Anadolu'. 
O Ministro do Interior turco, Ali Yerlikaya, afirmou na rede social X que os serviços de Inteligência israelenses estavam preparando a "agressão", ou o "sequestro" de alguns dos estrangeiros espionados.
Desde o início do conflito entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas, no início de outubro, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, um aliado tradicional da causa palestina, aumentou suas críticas sobre Israel.
Em meados do mesmo mês, Israel pediu aos seus cidadãos e diplomatas que deixassem a Turquia como medida de segurança.