Marinheiros americanos no Mar Vermelho AFP
EUA e países aliados dão ultimato aos Houthis para que parem ataques no Mar Vermelho
Militares americanos prepararam opções para atacar o grupo rebelde apoiado pelo Irã
Os Estados Unidos, Reino Unido e os principais aliados emitiram o que as autoridades descreveram como um aviso final ao grupo rebelde Houthi para cessar os seus ataques ao transporte marítimo internacional no Mar Vermelho ou arcar com as consequências.
"Os ataques Houthi em curso no Mar Vermelho são ilegais, inaceitáveis e profundamente desestabilizadores", afirma o comunicado emitido por mais de uma dúzia de nações. "Os Houthis arcarão com a responsabilidade pelas consequências caso continuem a ameaçar vidas, a economia global e o livre fluxo de comércio nas vias navegáveis críticas da região".
Os militares dos EUA prepararam opções para atacar o grupo rebelde apoiado pelo Irã, dizem autoridades norte-americanas.
A administração do presidente americano, Joe Biden, tem sido cautelosa no uso da força, procurando proteger as perspectivas de uma resolução diplomática para o conflito no Iêmen e evitando envolver-se num confronto retaliatório com os Houthis, que algumas autoridades americanas consideram um imprevisível.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.