Sudão enfrenta uma guerra civil desde abril de 2023AFP
Desde abril, o Sudão sofre um conflito entre o Exército, dirigido pelo general Abdel Fatah al Burhan, e os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR), do general Mohamed Hamdan Daglo. Estes dois militares, que foram aliados, agora disputam o poder.
Na quinta-feira, "23 civis morreram no distrito de Soba", indicou uma comissão de advogados que antes informou a morte de dez civis em um confronto com fogo de artilharia na periferia de Cartum.
Em dezembro do ano passado, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu ação urgente frente à piora da crise sanitária no Sudão e urgiu a comunidade internacional a aumentar a ajuda financeira. Segundo a ONU, ao menos 7,1 milhões de pessoas deixaram suas casas, incluindo 1,5 milhão que buscaram refúgio em países vizinhos. A guerra deixou mais de 12.000 mortos, segundo uma estimativa da ONG Acled.
Urgent action is needed to reverse #Sudan’s worsening conflict amid the deepening humanitarian and health crises, with the fresh displacement of hundreds of thousands of people, mainly women and children:
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) December 29, 2023
While responding with partners to the acute health needs, including… https://t.co/bx43zG0gFq
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.