Prisioneiros estavam indo para uma trocaReprodução
"Por volta de 11h em Moscou (5h em Brasília), um avião Il-76 caiu na região de Belgorod (…) A bordo estavam 65 prisioneiros do Exército ucraniano, transferidos para a região de Belgorod para uma troca, seis tripulantes e três acompanhantes", indicou o ministério. "Uma comissão da Força Aérea partiu para o lugar da queda para estabelecer as causas da catástrofe", acrescentou.
BREAKING: Ukrainian Armed Forces sources confirm the shooting down of a Russian IL-76 military plane transporting S-300 missiles over Belgorod region in Russia.
— Igor Sushko (@igorsushko) January 24, 2024
The rumor of Ukrainian POWs being on board the plane is FALSE. pic.twitter.com/2GtszJYI8v
Já o presidente da Câmara baixa russa, Viacheslav Volodin, acusou Kiev de ter derrubado o avião, em pronunciamento em uma sessão plenária. Desde o início da ofensiva contra a Ucrânia, a Rússia sofreu vários desastres aéreos envolvendo aeronaves militares.
No passado, a Ucrânia abateu aviões russos. Na semana passada, Kiev afirmou ter destruído um avião-espião A-50 e um avião de comando Il-22.
Um avião que transportava o chefe do grupo paramilitar Wagner, Yevgeny Prigozhin, caiu em agosto de 2023 durante um voo entre Moscou e São Petersburgo, no qual morreram tanto o polêmico empresário quanto seus homens de confiança.
As autoridades russas negaram qualquer envolvimento no incidente, que ocorreu semanas após o motim abortado do grupo Wagner.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.