Região de Guanajuato registrou 60 policias mortos em 2023, o maior indíce do MéxicoUlises Ruiz / AFP
Tiroteio deixa quatro policiais mortos no centro do México
Fatos ocorreram na quarta-feira, 24, na rodovia que liga Celaya a Salvatierra, mas só foram informados nesta quinta, 25
Quatro polícias da cidade de Celaya, no estado de Guanajuato, no centro do México, morreram em um tiroteio com supostos criminosos, informaram as autoridades locais nesta quinta-feira, 25.
Os fatos ocorreram na noite de quarta-feira na rodovia que liga Celaya a Salvatierra, no distrito mais violento do México com o maior número de assassinatos em 2023, mais de 3.000. De acordo com a imprensa local, outras duas pessoas, aparentemente civis, morreram no tiroteio, mas isso não foi confirmado pelas autoridades.
Segundo a organização Causa en Común, Guanajuato também é o estado que mais registrou assassinatos de policiais em 2023, com 60. A região, que abriga um próspero centro industrial, tem sido abalada pela disputa entre cartéis pelo controle do tráfico de drogas e de combustíveis roubados.
Em dezembro de 2023, um comando armado invadiu uma fazenda em Salvatierra, durante um festa de Ano Novo, deixando 11 mortos. No dia 4 do mesmo mês, cinco estudantes de medicina foram encontrados mortos em Celaya.
Segundo dados oficiais, desde dezembro de 2006, quando o governo federal lançou uma polêmica operação antidrogas, mais de 420 mil assassinatos foram registrados no México.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.