Vídeo flagrou momento em que veículos balançaram por conta do terremotoReprodução/X
Ondas de até um metro estão previstas em algumas áreas costeiras das ilhas de Kyushu e Shikoku, informou o canal público NHK. O primeiro terremoto aconteceu a uma profundidade de 33 quilômetros e o segundo a uma profundidade de 25 quilômetros, segundo USGS. Confira um registro do abalo na cidade de Miyazaki, na mesma região:
O momento de um terremoto de magnitude 7,1 em Miyazaki (Japão, há cerca de uma hora). pic.twitter.com/ZTBldW5ygj
— World Events (@Eventmund) August 8, 2024
O governo japonês informou em um comunicado que criou um grupo de trabalho para coordenar a resposta aos terremotos. O Japão fica sobre quatro grandes placas tectônicas, no "Círculo de Fogo" do Pacífico, e é um dos países com maior atividade sísmica do mundo.
O arquipélago, que tem 125 milhões de habitantes, registra quase 1.500 terremotos por ano, o que corresponde a 18% dos tremores registrados no mundo. A maioria dos terremotos é leve, mas os danos variam de acordo com o epicentro e a profundidade.
As normas severas de construção anti-sísmica permitem que mesmo tremores fortes provoquem poucos danos. Em 1º de janeiro, mais de 200 pessoas morreram em um terremoto devastador que atingiu a península de Noto.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.