Presidente americano, Joe BidenAFP
Biden diz apoiar novas eleições na Venezuela
Ideia é criticada pelo líder da oposição, que acredita ter derrotado o presidente Nicolás Maduro no pleito
O presidente americano, Joe Biden, disse, nesta quinta-feira (15), apoiar os pedidos do Brasil e da Colômbia por novas eleições na Venezuela, uma ideia criticada pela líder da oposição, que acredita ter derrotado o presidente Nicolás Maduro no pleito celebrado no mês passado.
Perguntado por um repórter no Jardim Sul da Casa Branca se ele apoia a realização de novas eleições na Venezuela, Biden respondeu, "Eu apoio".
Mais cedo, o porta-voz do Departamento de Estado, Vedant Patel, tinha se recusado a comentar especificamente o pedido de novas eleições, mas reiterou as preocupações americanas sobre a conduta na votação.
A entidade eleitoral da Venezuela "ficou aquém de tomar medidas básicas de transparência e integridade e não seguiu disposições legais e regulatórias nacionais", disse Patel aos repórteres.
Patel se referiu a um relatório recente de especialistas da ONU, que concordaram em que "não há precedente para um anúncio tal de resultado eleitoral sem a publicação deste tipo de detalhes e registros e, portanto, é por isso que continuamos pressionando".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.