Irã é o maior apoiador do Hezbollah e é considerado um ator-chave na região em meio à guerra entre Israel e HamasAtta Kenare/AFP
O preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em novembro caiu 0,79%, fechando a 73,90 dólares. Enquanto isso, o barril de West Texas Intermediate (WTI) para a mesma data perdeu 0,89%, fechando a 70,37 dólares.
Para Robert Yawger, da Mizuho, as declarações do presidente iraniano, Masud Pezeshkian, durante uma coletiva de imprensa com jornalistas em Nova York, alteraram a tendência do mercado, que até então estava em alta.
"Ele tenta acalmar um pouco a tensão no Oriente Médio", disse o analista.
"Sabemos melhor do que ninguém que, se uma guerra mais ampla estourar no Oriente Médio, não beneficiará ninguém no mundo. É Israel que está tentando criar um conflito mais amplo", afirmou o presidente iraniano, cujo mandato começou em julho.
Os bombardeios deixaram 492 mortos, entre eles 35 crianças, apesar dos apelos da comunidade internacional por moderação, segundo o Ministério da Saúde do Líbano.
Pezeshkian falará na tarde de terça-feira (24) na Assembleia Geral da ONU. "Pode ser uma oportunidade para ampliar essas declarações", afirmou Robert Yawger.
O Irã é o maior apoiador do Hezbollah e é considerado um ator-chave na região em meio à guerra entre Israel e Hamas.
Diferentemente de Israel ou Líbano, o Irã é um importante produtor de petróleo, com mais de 3,4 milhões de barris por dia de petróleo bruto em agosto, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deve discursar na quinta-feira (26) em Nova York, na Assembleia Geral.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.