A costa sul do Japão foi atingida pelo terremotoReprodução / Agência Meteorológica do Japão
Terremoto de magnitude 5,9 atinge costa do Japão e alerta de tsunami é emitido
Ondas de 50 cm foram registradas nas ilhas Izu e Ogasawara após os tremores
Um terremoto de magnitude 5,9 na escala Richter atingiu o Oceano Pacífico na costa sul do Japão, próximo à Ilha Torishima, de acordo com a Agência Meteorológica do país. Os tremores fizeram um alerta de tsunami ser emitido para a região dos arquipélagos de Izu e Ogasawara, que chegaram a registrar ondas de 50 cm.
Os sismos aconteceram em uma profundidade de 10 km, considerada rasa, nesta terça-feira (24) no horário local, equivalente à noite de segunda-feira (23) em Brasília. Não houve registros de pessoas feridas.
O Japão é considerado uma das regiões com maior atividade sísmica no mundo. Isso ocorre porque o seu território está localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de encontro com placas tectônicas que atravessa o leste da Oceania e Ásia e o oeste do continente americano.
No último dia 1º de janeiro, um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter causou a morte de mais de 200 pessoas no centro do país. O distrito de Noto foi a região mais afetada.
Escala Richter
A escala Richter é um instrumento que serve para medir o tamanho de um terremoto. Ela é graduada entre o valor mínimo de <1, em que os sismos não podem ser sentidos pelas pessoas, e o máximo, entre 8 e 10, quando os tremores causam efeitos devastadores.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.