Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, foi morto em ataque israelenseJoseph Eid/AFP
Israel anuncia morte de líder do Hezbollah após série de bombardeios
Exército disse que vários comandantes do grupo paramilitar foram 'eliminados'
Israel anunciou, neste sábado (28), que matou o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, dando seu golpe mais significativo, nesta sexta-feira (27), contra a milícia xiita após meses de conflito. O Hezbollah confirmou a morte.
Nasrallah se torna o mais recente, e de longe o mais poderoso, alvo a ser morto por Israel em semanas de lutas intensificadas contra o Hezbollah. O exército disse que vários comandantes do Hezbollah foram mortos junto com Nasrallah em um poderoso ataque aéreo nesta sexta-feira (27). Ali Karki, o comandante da Frente Sul do Hezbollah, também estaria entre os mortos de acordo com os militares israelenses.
O chefe do Estado-Maior de Israel, Tenente-General Herzi Halevi, disse o ataque contra a liderança do Hezbollah foi o resultado de um longo período de preparação. O ataque aéreo foi realizado enquanto a liderança do grupo se reunia em sua sede em Dahiyeh, ao sul de Beirute.
Segundo o Ministério da Saúde libanês seis pessoas foram mortas e 91 ficaram feridas nos ataques que destruíram seis prédios residenciais.
O exército israelense afirmou que estava mobilizando soldados de reserva adicionais à medida que as tensões aumentavam com o Líbano , ativando três batalhões de soldados de reserva após enviar duas brigadas ao norte de Israel no início da semana para treinar para uma possível invasão terrestre.
Na manhã de sábado, o exército israelense realizou vários ataques no sul de Beirute e no Vale de Bekaa, no leste do Líbano. O Hezbollah lançou dezenas de projéteis no norte e centro de Israel e na Cisjordânia ocupada por Israel.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.