Cerca de 500 pessoas foram evacuadas por várias horas após o acidente para evitar a exposição à nuvem tóxicaReprodução/ Internet
De acordo com um vídeo da câmera do painel do caminhão, também divulgado na noite de quarta-feira pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), o veículo diminuiu a velocidade e puxou para a direita para permitir que a minivan voltasse para a pista da direita e evitasse uma colisão frontal com o tráfego que se aproximava na rodovia de mão dupla U.S. 40 em Teutópolis, em 29 de setembro de 2023.
"Meu Deus. Totalmente minha culpa", disse a garota enquanto assistia ao vídeo do caminhão durante uma entrevista com a Polícia Estadual de Illinois, em 4 de outubro de 2023.
O caminhão estava transportando amônia anidra cáustica quando perdeu o controle e bateu em um trailer estacionado à beira da estrada. O engate do trailer perfurou o tanque, derramando cerca de metade da carga de 7.500 galões por volta das 20h40, horário local, a oeste de Teutópolis, uma comunidade a cerca de 110 milhas a nordeste de St. Louis.
Cinco pessoas morreram como resultado do acidente, incluindo três membros de uma família que estavam próximos à estrada no momento do incidente. Cerca de 500 pessoas foram evacuadas por várias horas após o acidente para evitar a exposição à nuvem tóxica do produto químico, que é usado por agricultores para adicionar fertilizante de nitrogênio ao solo e em grandes edifícios como refrigerante.
A Polícia Estadual de Illinois conduziu sua própria investigação, e a porta-voz Melaney Arnold disse que o departamento entregou suas descobertas no mês passado ao promotor do Condado de Effingham, Aaron Jones. Uma mensagem buscando comentários de Jones foi deixada em seu escritório na quinta-feira.
A garota, cujo nome foi ocultado na transcrição da entrevista da polícia estadual por ser menor de idade na época, disse que estava viajando com sua mãe e irmão para visitar o namorado de sua mãe nos subúrbios de St. Louis, em Illinois. Um acidente na Interestadual 70 naquela noite desviou grande parte do tráfego para a U.S. 40, e ela disse que ultrapassou três caminhões na estrada em direção a oeste para Teutópolis.
No entanto, ela recusou a oferta dos entrevistadores da polícia para assistir novamente ao vídeo da câmera do painel.
"Não, não precisam. Foi totalmente minha culpa", disse a garota. "Honestamente, no passado, já tive momentos em que não julguei bem as distâncias e se eu tinha tempo suficiente para algo."
Tentando dar espaço à minivan para que ela retornasse à pista, o caminhão se moveu para o acostamento, perdeu tração no cascalho e então atingiu um bueiro de drenagem, de acordo com o motorista do caminhão, que sobreviveu. Continuando para o oeste, a garota disse que logo viu veículos de emergência vindo em direção oposta, mas não associou isso com sua ultrapassagem do caminhão.
Ela disse que, antes da viagem de retorno da família para Ohio, quando sua mãe estava lendo em voz alta notícias sobre o acidente, ela não fazia ideia de que havia ocorrido.
"Claro que não", disse ela aos investigadores. "Eu disse isso, tipo, três vezes."
Quando um dos investigadores expressou descrença de que ninguém no carro tenha notado um caminhão tombando atrás deles, ela insistiu. "Ninguém disse: 'Oh, o cara atrás de você saiu da estrada'. Isso teria sido um grande problema para todos. Teríamos dito: 'Oh, acabei de causar algo muito ruim', e então, tipo, a nossa noite inteira teria sido tentando descobrir" o que fazer.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.