Trump venceu Kamala Harris e foi eleito presidente dos Estados UnidosAFP

Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump retorna à Casa Branca para seu segundo mandato. Diferente do Brasil, em que um candidato não tem número máximo para reeleições, desde que não ultrapasse duas seguidas, nos Estados Unidos a situação é diferente. Por isto, a resposta é: não. Trump não poderá ter um terceiro mandato.
De acordo com a vigésima segunda emenda da Constituição dos Estados Unidos, "nenhuma pessoa será eleita para o cargo de Presidente mais de duas vezes, e nenhuma pessoa que tenha exercido o cargo de Presidente, ou atuado como Presidente, por mais de dois anos de um mandato para o qual outra pessoa foi eleita Presidente será eleito para o cargo de Presidente mais de uma vez".
Ou seja, um candidato, seja ele republicano ou democrata, poderá ter apenas dois mandatos como presidente. Portanto, como Trump já foi presidente no período de 2017 a 2021, e nesta terça-feira (5) foi eleito para começar a governar em 2025, ele não poderá se candidatar às eleições de 2028, já que não tem direito a um terceiro mandato.
Além de definir a quantidade de vezes que um candidato pode ser presidente dos Estados Unidos, a emenda ainda proíbe que o vice-presidente, ou o presidente da Câmara dos Representantes, assuma mais que um mandato caso precise substituir o presidente da república por qualquer motivo por mais de dois anos.
Constituição pode ser alterada por Trump?
Trump até pode fazer um pedido de revogação da emenda constitucional que limita o número de mandatos de um presidente da república, mas o processo é complexo e raro na história da política estadunidense. Para conseguir a mudança, o bilionário precisaria da aprovação de dois terços do Congresso dos Estados Unidos, ou seja, da Câmara dos Representantes e do Senado.
Além disto, uma nova votação seria aberta e a emenda somente poderia substituir a revogada caso dois terços dos congressistas votem a favor da mudança.