Fronteira que separa a Holanda da AlemanhaReprodução / Google Street View

O governo da Holanda anunciou, nesta segunda-feira (11), que vai fechar sua fronteira terrestre com a União Europeia a partir de 9 de dezembro. O objetivo da restrição, que tem validade de seis meses, é conter o fluxo migratório irregular para o país, segundo a ministra da Migração, Marjolein Faber.
"É tempo de enfrentarmos a migração irregular e o contrabando de migrantes em termos concretos. É por isso que começaremos a reintroduzir os controles nas fronteiras nos Países Baixos a partir do início de dezembro", afirmou Faber, através de publicação nas redes sociais.
A medida faz parte de um pacote aprovado pelo governo do primeiro-ministro Dick Schoof, que também vai impor determinações como a limitação de autorizações de asilo a um máximo de três anos. A informação é do jornal britânico "Daily Mail".
Tendência
A Holanda faz parte do Espaço Schengen, uma zona de livre circulação de pessoas na Europa que permite o fechamento de fronteiras, em situações excepcionais. A restrição foi anunciada em meio a um movimento de intensificação dos controles anti-imigratórios que acontece em outros países da União Europeia, como a França e a Alemanha.