O voo da Aseman Airlines transportou 110 mulheresAseman Airlines/Divulgação
Voo exclusivo para mulheres pousa pela primeira vez em cidade sagrada iraniana
Avião foi comandado pela piloto Shahrzad Shams
Uma companhia aérea iraniana organizou um voo exclusivo para mulheres neste domingo, 22, e pousou pela primeira vez na cidade sagrada de Mashhad, nordeste do país, informou a imprensa estatal. O avião da Aseman Airlines, comandado por Shahrzad Shams, uma das primeiras mulheres na função de piloto do Irã, transportou 110 passageiras, segundo a agência oficial de notícias IRNA.
Chamado de voo "Iran Banoo" (Mulher Iraniana), o avião pousou no aeroporto internacional Hasheminejad em Mashhad, a segunda maior cidade do Irã e local do santuário Imam Reza, um dos locais mais sagrados do islã xiita.
"É a primeira vez que um voo exclusivo para mulheres, com passageiras e tripulação feminina, pousa em Mashhad", informou a agência IRNA, sem revelar o local de decolagem.
A viagem a Mashhad coincidiu com o aniversário do nascimento de Fatima al Zahra, filha do profeta Maomé, segundo a IRNA. A aviação do Irã registrou algumas mulheres na função de piloto nos últimos anos, mas ainda é algo incomum.
Em outubro de 2019, a piloto Neshat Jahandari e a copiloto Forouz Firouzi se tornaram as primeiras mulheres a comandar um voo comercial na história da República Islâmica.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.