Avião com 181 pessoas a bordo sofre acidente na Coreia do SulAFP
A aeronave havia emitido um pedido de socorro após uma primeira tentativa de aterrissagem, durante a qual a torre de controle alertou a tripulação de que o avião havia sido atingido por pássaros.
Um vídeo mostra o avião aterrissando com fumaça saindo de seus motores, aparentemente sem o trem de pouso. O avião sai da pista e pega fogo.
Vídeo mostra fogo saindo do motor pouco antes do pouso de avião que explodiu e deixou 179 mortos na Coreia do Sul
— Jornal O Dia (@jornalodia) December 29, 2024
Reprodução: redes sociais pic.twitter.com/FbKEDaKMX9
Quantas pessoas estavam no avião?
Segundo o site especializado Flightradar, o avião, um Boeing 737-8AS, havia entrado em serviço em 2009.
Operação de resgate
Qual é a causa do acidente?
As primeiras informações da agência sul-coreana Yonhap indicavam uma "falha do trem de pouso". De acordo com a mesma fonte, o avião aterrissou sem acionar seu trem de pouso e pegou fogo ao colidir com uma cerca no final da pista.
Quais são os perigos de colidir com pássaros?
Na maioria dos casos, esse tipo de colisão ocorre durante a decolagem ou o pouso, quando os motores estão em pleno funcionamento.
Um dos casos mais famosos ocorreu em 2009, quando o piloto de um Airbus A320 da US Airways, com 155 ocupantes, conseguiu pousar no rio Hudson em Nova York após uma colisão desse tipo.
Outros acidentes aéreos
Antes dessa tragédia, o acidente aéreo mais grave ocorrido na Coreia do Sul foi o de um Boeing 767 da Air China procedente de Pequim, que caiu em uma colina perto do aeroporto de Busan-Gimhae, deixando 129 mortos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.