Trump considera a transição energética uma 'fraude'AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira, 7, que expedirá um decreto contra os canudos de papel ecológicos promovidos por seu antecessor, Joe Biden. Em sua plataforma Truth Social, Trump declarou: "DE VOLTA AO PLÁSTICO", reafirmando sua posição contrária a políticas ambientais restritivas.
Cético em relação à mudança climática, o presidente republicano considera a transição energética uma "fraude" e defende a ampliação da produção de petróleo e gás no país.
Durante seu mandato, Biden havia estabelecido a meta de eliminar, sempre que possível, o uso de utensílios plásticos descartáveis em órgãos e departamentos federais até 2035. Entre os itens incluídos nessa política estavam canudos, copos e talheres, amplamente utilizados nos Estados Unidos, especialmente devido ao alto consumo de refeições para viagem e entregas.
O canudo plástico não reciclável tornou-se um dos principais símbolos da poluição por plástico, especialmente nos oceanos, motivando restrições em diversas partes do mundo. No entanto, Trump busca reverter essa política, defendendo a volta dos canudos de plástico como parte de sua agenda de desregulamentação ambiental.