Homem é preso após invadir Basílica de São Pedro, no Vaticano, e quebrar objetosReprodução

Roma - Um homem invadiu o altar da Basílica de São Pedro, no Vaticano, na última sexta-feira (9), e derrubou seis candelabros antes de ser contido pela segurança, segundo a imprensa local. De nacionalidade romena, o agressor foi detido por agentes do Vaticano logo após o incidente, de acordo com as agências de notícias AGI e Ansa. Vídeos que circulam nas redes sociais registram o momento em que ele sobe no altar, derruba os candelabros e remove uma toalha branca, antes da intervenção dos seguranças. Assista:

Localizada em Roma, a Basílica de São Pedro é a maior igreja católica do mundo, com 2,3 hectares de área e capacidade para mais de 60 mil pessoas. O templo, que abriga o túmulo de São Pedro — considerado pela tradição católica o primeiro bispo de Roma e, portanto, o primeiro Papa —, integra o Patrimônio Mundial da Unesco.

A construção da basílica teve início em 1506, sobre as ruínas da antiga basílica vaticana erguida no reinado do imperador Constantino I, e foi concluída em 1626. Grandes nomes da arquitetura, como Bramante, Michelangelo, Maderno e Bernini, assinaram o projeto.