O Papa Francisco foi internado no hospital em RomaTiziana Fabi / AFP

O papa Francisco foi internado nesta sexta-feira (14) no hospital Agostino Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite, anunciou a Santa Sé. Ele permanecerá na unidade para alguns exames e tratamento, após tentar seguir com sua agenda normalmente e piorar o quadro clínico.
O pontífice argentino, de 88 anos, apresentou dificuldades para respirar nos últimos dias e delegou a seus assistentes a leitura de alguns discursos. O papa foi internado após as audiências matinais, informou o Vaticano.
Depois de ler algumas trechos de seu pronunciamento na quarta-feira (12), Francisco pediu que Dom Pierluigi Giroli, membro da Secretaria de Estado, terminasse. "Deixe-me pedir ao padre que continue lendo porque ainda não posso com minha bronquite. Espero que, da próxima vez, eu possa", disse, na ocasião.
No último domingo, ele também teve que interromper a Missa do Jubileu das Forças Armadas, na Praça de São Pedro, por causa de complicações respiratórias, tendo que pedir que um membro da Secretária do Estado continuasse.
A saúde de Francisco tem sido motivo de grande preocupação, com vários episódios de fadiga respiratória. Suas últimas aparições demonstram o pontífice tossindo, com um certo desconforto, e colocando a mão sobre sua cabeça.
Problemas de saúde
O líder religioso, eleito em 2013, tem sofrido diversos problemas de saúde nos últimos anos, com quadros de dores no joelho, uma operação de hérnia e inflamação do cólon.
Em dezembro do ano passado, teve uma forte gripe que o manteve dentro de casa na tradicional oração do Angelus. Posteriormente, começou o ano com uma cadeira de rodas e permaneceu até o atual momento.
Quando era jovem, Francisco perdeu parte do pulmão, tornando sua saúde respiratória ainda mais difícil de ser tratada. Em janeiro, o pontífice sofreu uma queda que machucou o braço direito, necessitando imobilizá-lo após aparecer com hematomas devido a bater o queixo na sua própria mesinha de cabeceira.