Plano de Macron e Starmer prevê trégua temporária, sem envio de tropas europeias ao solo ucraniano JUSTIN TALLIS / POOL / AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, revelou ao jornal Le Figaro que a França e a Grã-Bretanha propuseram um cessar-fogo de um mês na Ucrânia, abrangendo "o ar, os mares e a infraestrutura energética". A declaração foi feita a caminho de uma cúpula de líderes sobre a defesa da Ucrânia em Londres.
O presidente francês disse que ele e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, elaboraram uma trégua que duraria um mês. Os soldados só seriam enviados ao solo em um estágio posterior. "Não haverá tropas europeias em solo ucraniano nas próximas semanas", disse. "A questão é como usaremos esse tempo para tentar obter uma trégua acessível, com negociações que levarão várias semanas e, então, uma vez que a paz seja assinada, uma mobilização."
Questionado em uma entrevista coletiva se ele estava ciente do plano colocado na mesa por Macron e Starmer, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, sem dar mais detalhes, de acordo com uma tradução da BBC: "Estou ciente de tudo".