O presidente francês Emmanuel Macron discursou à nação, em Paris, em 5 de março de 2025 Ludovic Marin/AFP

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou na quarta-feira (05) que "a ameaça russa está aqui" e "nos afeta" sem "conhecer fronteiras", e considerou que, diante deste mundo em perigo, "seria uma loucura permanecer como espectador", em um discurso à nação sobre a Ucrânia e a defesa da Europa.

"A ameaça russa está aqui e afeta os países da Europa, nos afeta", destacou Macron ao lembrar que a Rússia "já transformou o conflito ucraniano em um conflito mundial", "viola nossas fronteiras para assassinar opositores, manipula as eleições na Romênia e Moldávia", "organiza ataques digitais contra nossos hospitais" e "tenta manipular nossas opiniões com mentiras difundidas nas redes sociais".
Tarifas dos EUA são 'incompreensíveis'
Emmanuel Macron chamou de "incompreensíveis" as tarifas americanas sobre produtos europeus e disse que esperava "dissuadir" o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um discurso dirigido aos franceses.

O chefe de Estado afirmou que devem "estar preparados para que os Estados Unidos decidam impor tarifas sobre produtos europeus", como acaba de fazer com Canadá e México. "Esta decisão, incompreensível tanto para a economia americana quanto para a nossa, terá consequências para algumas de nossas indústrias", advertiu.