Bombeiros ucranianos trabalham para extinguir um incêndio nos arredores de Odessa AFP

Um ataque noturno russo com mísseis balísticos contra o porto de Odessa, no sul da Ucrânia, matou quatro pessoas e provocou danos em um cargueiro com bandeira de Barbados, informaram as autoridades de Kiev nesta quarta-feira (12).
"Lamentavelmente, quatro pessoas morreram, cidadãos da Síria. No momento do ataque, o navio estava carregando trigo que seria exportado para a Argélia. É um navio totalmente civil", declarou Oleksiy Kuleba, vice-primeiro-ministro e ministro da Reconstrução, nas redes sociais.

O ataque aconteceu no fim da noite de terça-feira (11), depois que a Ucrânia anunciou apoio a uma proposta norte-americana de cessar-fogo de 30 dias e concordou em iniciar negociações imediatas com a Rússia.

"A vítima mais jovem tinha 18 anos, a mais velha 24. Outras duas pessoas ficaram feridas, um ucraniano e um sírio", disse Kuleba nas redes sociais.

"A Rússia está atacando as infraestruturas da Ucrânia, incluindo os portos que participam na garantia da segurança alimentar do mundo", acrescentou.

O governador da região de Dnipropetrovsk disse que uma mulher de 47 anos morreu durante um ataque russo com mísseis contra Kryvyi Rih, cidade natal do presidente Volodymyr Zelensky.

A Força Aérea ucraniana declarou que a Rússia lançou três mísseis contra o país durante a noite, além de 133 drones de diversos tipos. As unidades de defesa antiaérea derrubaram 98 drones, segundo a Força Aérea.