Secretário-geral da Otan afirmou que bom relacionamento com EUA permanecerá AFP
Chefe da Otan diz que aliança com EUA continuará forte
Rutte presidirá uma reunião de ministros das Relações Exteriores da organização que contará com a presença de Rubio
A aliança da Otan com os Estados Unidos permanecerá forte, disse o secretário-geral, Mark Rutte, nesta terça-feira (2), apesar da incerteza gerada pelas declarações e posições do presidente americano, Donald Trump.
"Estou absolutamente convencido de que esta aliança veio para ficar, com os Estados Unidos. Seu compromisso [com a Otan] é absolutamente claro", disse Rutte em uma coletiva de imprensa na sede da aliança, em Bruxelas.
"Sei que há aliados deste lado do oceano [referindo-se ao oceano Atlântico] que estão preocupados com o compromisso de longo prazo dos Estados Unidos com a Otan", admitiu o holandês.
Rutte presidirá uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Otan na quinta e sexta-feira, que contará com a presença do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.
A reaproximação do governo dos EUA com a Rússia para discutir diretamente o fim da guerra na Ucrânia e as declarações de Trump sobre a Groenlândia levantaram questões sobre o compromisso contínuo dos Estados Unidos com a Otan.