Ao fim da produção, o bolo pesava cerca de 1,2 toneladaJulie Sebadelha / AFP

O confeiteiro marroquino Youssef El Gatou quebrou um novo recorde do Guinness ao comandar a produção do maior bolo de morango do mundo, com 121,88 metros de comprimento. O doce foi fabricado em 24 horas dentro de uma pista de gelo em Argenteuil, nos arredores de Paris, e quebrou a marca anterior de 100,48 metros, alcançada por chefs italianos em 2019.

A informação foi publicada pelo jornal "Hespresseng". El Gatou, que mora na França, explicou que o bolo de 1,2 tonelada precisou de 4 mil ovos, 150 kg de açúcar, 560 kg de creme e 350 kg de morangos. Ele contou com a ajuda de cozinheiros marroquinos e renomados chefs franceses, como Nicolas Bernardé, vencedor do prestigiado prêmio Meilleur Ouvrier de France.

Ao fim da cerimônia, realizada nesta quarta-feira (23), o público experimentou o doce. Alguns pedaços foram enviados a asilos, um hospital da cidade e o Corpo de Bombeiros local.

Esta não é a primeira vez que Youssef realiza desafios culinários inusitados. Em 2020, ele criou um bolo-rei com 20 m de comprimento. A sua padaria conquistou o segundo lugar em um concurso regional de melhor croissant em 2021.