Controladores de tráfego aéreo do Aeroporto Internacional Newark Liberty ficam 'fora do ar' por 90 segundosUnsplash

Na aviação, cada segundo é importante na prevenção de grandes desastres. No entanto, controladores de tráfego aéreo que supervisionam o Aeroporto Internacional Newark Liberty, localizado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, foram surpreendidos com um apagão de 90 segundos nos radares e nas comunicações com as aeronaves, no último dia 28. Desde então, vários voos estão atrasados ou foram cancelados.
"Controladores de tráfego aéreo na Área C do TRACON da Filadélfia (PHL), que são responsáveis por separar e sequenciar aeronaves dentro e fora do Aeroporto de Newark (EWR), perderam temporariamente o radar e as comunicações com as aeronaves sob seu controle, incapazes de vê-las, ouvi-las ou falar com elas", disse um porta-voz da Associação Nacional de Controladores de Tráfego Aéreo em comunicado enviado ao jornal "New York Post".
A falha foi causada por um pedaço de fio de cobre queimado. Felizmente, nenhum desastre aconteceu, mas, por causa do apagão, cerca de 20% dos controladores de voo da Filadélfia, na Pensilvânia, responsáveis pelo Aeroporto de Newark desde o ano passado, precisaram tirar licença médica por trauma. A responsabilidade foi transferida como uma medida para tentar aliviar o congestionamento em outros aeroportos da área de Nova York.
Desde o acidente, o aeroporto, o segundo mais movimentado na área de Nova York, tem enfrentado uma série de cancelamentos e atrasos. Estima-se que mais de 400 voos foram cancelados e dois mil saíram com atraso. 
Durante uma coletiva de imprensa, o senador Chuck Schumer pediu uma investigação do Inspetor Geral sobre os problemas que o aeroporto, que atendeu 49 milhões de viajantes no ano passado, vem enfrentando.
"A tecnologia é antiga e precisa ser atualizada. Uma das coisas que aconteceram em Newark foi um fio de cobre queimado. Por que estamos usando fio de cobre em 2025? Já ouviram falar de fibra? Usamos disquetes. Usamos fios de cobre. O sistema que estamos usando não é eficaz para controlar o tráfego que temos no espaço aéreo hoje", disse o senador.
Em uma carta aos clientes, o CEO da United Airlines, Scott Kirby, informou que o centro de controle de tráfego aéreo do aeroporto de Newark está "cronicamente com falta de pessoal há anos" e também apontou a falha tecnológica como a culpada pelos atrasos em cascata. A companhia representa cerca de 75% do tráfego aéreo de Newark