Trump diz que pediu para que Apple fabrique produtos nos EUA em vez da Índia Unsplash
Trump pede Apple para fabricar produtos nos EUA em vez da Índia
Gigante da tecnologia pretendia transferir produção após imposição de tarifas à China
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (15) que instou a Apple a fabricar seus produtos nos Estados Unidos em vez da Índia, país para o qual a gigante da tecnologia anunciou que pretendia transferir parte de sua produção após a imposição de tarifas à China.
"Tive um pequeno problema com Tim Cook", disse Trump, referindo-se ao presidente da Apple, a partir de Doha, capital do Catar, segunda etapa de sua viagem de vários dias pelo Golfo.
"Eu disse: 'Tim, nós te tratamos muito bem. Passamos anos tolerando as fábricas que você construiu na China. Não queremos que você construa na Índia, e sim aqui, e terão que aumentar sua produção nos Estados Unidos'", detalhou.
Os Estados Unidos e a China anunciaram na segunda-feira um acordo para suspender por 90 dias a imposição mútua de tarifas, reduzindo a tensão em uma guerra comercial que preocupava os mercados financeiros e gerava temores de uma recessão econômica global.
Antes do acordo entre Pequim e Washington, Cook havia indicado que a Apple "não podia estimar com precisão o impacto das tarifas".
Ao apresentar os lucros do primeiro trimestre da empresa tecnológica no início de maio, Cook afirmou que estimava que "a maioria dos iPhones vendidos nos EUA teria a Índia como país de origem".
A medida permitia evitar as tarifas americanas de 145% sobre produtos procedentes da China, centro de fabricação da Apple há muito tempo.
Mas desde então, ambos os países chegaram a um acordo que suspende momentaneamente as tarifas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.