É esperado que aconteça um segundo turno entre os candidatos poloneses em 1º de junhoDivulgação

Os poloneses votam neste domingo, 18, no primeiro turno das eleições presidenciais diante de preocupações com segurança, decorrentes da guerra na Ucrânia e da crescente preocupação com o enfraquecimento do compromisso dos EUA com a segurança da Europa sob a presidência de Donald Trump.
Os dois principais candidatos à presidência são o prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, um liberal aliado ao primeiro ministro Donald Tusk, e Karol Nawrocki, um historiador sem experiência política apoiado pelo partido conservador nacional Lei e Justiça.
Pesquisas de opinião recentes mostram Trzaskowski com cerca de 30% do apoio e Nawrocki na casa dos 20%. Espera-se amplamente que um segundo turno entre os dois aconteça em 1º de junho.
Slawomir Mentzen, candidato da extrema-direita que mescla retórica populista ao estilo MAGA(movimento Make America Great Again) com economia libertária e uma postura crítica em relação à União Europeia, tem aparecido em terceiro lugar nas pesquisas. Outros dez nomes também estão na cédula
As urnas abriram às 7h, 2h de Brasília, e fecham às 21h pelo horário local. Pesquisas de boca de urna serão divulgadas quando a votação terminar, com resultados esperados até terça-feira.