Parte do telhado de uma torre histórica desabou no condado de Fengyang, a cerca de 320 quilômetros de Pequim, na China. Segundo a imprensa chinesa, as telhas da Torre do Tambor Ming Zhongdu, de 650 anos, foram ao chão por volta das 18h30, horário local, de segunda-feira (19). A contrução havia passado por reformas recentes.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento em que parte do telhado desaba, causando muita poeira. Embora o local estivesse com alguns turistas, ninguém ficou ferido com as telhas e outros fragmentos que foram ao chão.
Ao jornal "Beijing News", uma testemunha disse que estava em uma loja na entrada da torre quando ouviu o som agudo de algumas telhas caindo no chão. Quando saiu para ver o que estava acontecendo, as pessoas já estavam correndo do local pelo risco iminente. "Felizmente, naquele momento, não havia ninguém na praça e ninguém ficou ferido. Se fosse um pouco mais tarde, haveria muitas crianças saindo para brincar depois do jantar", disse.
De acordo com o Gabinete do Governo do Condado de Fengyang, as investigações iniciais apontam que o incidente foi causado pelo envelhecimento do edifício. Um funcionário do Departamento de Cultura e Turismo do Condado de Fengyang disse que havia lembretes de segurança sob a Torre do Tambor antes do caso.
A Torre do Tambor Ming Zhongdu foi contruida em 1375, no oitavo ano de Hongwu na Dinastia Ming. Com 72 metros de comprimento, 34 de largura e 15 de altura, a construção é a maior torre do tambor da China.
Desde 2017, telhas e beirais já caiam esporadicamente. Com o agravamento dos danos e risco maior à segurança, um projeto de manutenção foi lançado em 2023 e iniciado em setembro do mesmo ano. Em março de 2024, a reforma foi concluída, 15 meses atrás.
Após o acidente desta segunda-feira, o Condado de Fengyang ativou o mecanismo de resposta a emergências, evacuou rapidamente os espectadores no local, montou uma área de isolamento segura e garantiu a segurança das pessoas ao redor.
O Comitê do Partido do Condado de Fengyang e o Governo do Condado criaram uma equipe de investigação, ordenaram que a unidade de design do projeto, a unidade de construção e a unidade de supervisão fossem até o local e convidaram especialistas relevantes para conduzir investigações e verificações.
Parte do telhado de torre com mais de 600 anos desaba poucos meses depois de reforma na China.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.