Homem não planejava subir vooReprodução/Redes Sociais

Um homem sobreviveu na China depois de ser lançado acidentalmente a uma altitude de 8,5 mil metros. O chinês foi surpreendido por uma corrente ascendente rara que o puxou cerca de 5 mil metros para cima.
Peng Yujiang estava na cordilheira Qilian, no norte da China, a uma altura de cerca de 3 mil metros, quando uma forte corrente de ar, conhecida como "sucção de nuvens", o puxou em direção às nuvens. De acordo com um relatório investigativo da Associação Esportiva de Aviação da Província de Gansu, ele pretendia testar uma nova compra de equipamentos de segunda mão.

O caso foi gravado por uma câmera montada no parapente do chinês, e a filmagem viralizou nas redes sociais após ser postada no Douyin, plataforma parecida com o TikTok.

Nas imagens, é possível ver Peng com o rosto de assustado após subir tanto que chegou a formação de algumas nuvens. Segundo o jornal "The Guardian", ele não tinha a intenção de voar e, por isso, não havia registrado nenhum plano de voo. Em resposta ao incidente, ele foi proibido de voar por seis meses pelas autoridades.

"Uma pessoa normal não pode ser exposta a 8 mil metros sem oxigênio, [então] isso não é algo que pode ser feito voluntariamente", disse um funcionário do departamento de esportes. O relatório ainda descreveu que Peng tentou descer, mas seus esforços foram "ineficazes" e, após voar mais alto, perdeu brevemente a consciência.

O chinês conseguiu pousar a cerca de 30 km do local de lançamento, onde foi encontrado por um amigo. O voo com recorde mundial foi o da alemã Ewa Winierska em 2007, que subiu a 9.946 metros na Austrália. O voo de Peng não foi contabilizado pela agência devido a não ter sido registrado "oficialmente".