Arqueólogos compartilharam descobertas na última sexta-feira (30)Divulgação / Ministério dos Esportes e Cultura da Guatemala

Uma cidade maia de aproximadamente 3 mil anos foi descoberta na Guatemala, por meio do Projeto Arqueológico Uaxactun (PARU), patrocinado pelo governo local. O sítio arqueológico, batizado de "Los Abuelos", possui vestígios de estruturas monumentais, enterros e cerimônias humanas, além de instrumentos como vasilhas, conchas e pontas de flecha, segundo o Ministério de Esporte e Cultura do país.
"Los Abuelos" recebeu este nome por causa de duas esculturas que representam um homem e uma mulher, que segundo se acredita, representam um casal ancestral. Por isso, elas foram batizadas de "avô" e "avó".
Segundo as pesquisas, a cidade teve intensa ocupação durante o Pré-Clássico Médio e Tardio, foi posteriormente abandonada e voltou a ser habitada no Clássico Tardio, no que reafirma sua importância como centro cerimonial, entre os anos de 1000 a.C. e 250 a.C.
"Cada pedacinho que conseguimos extrair das escavações é fundamental, como uma peça do grande quebra-cabeça que estamos montando", afirmou a codiretora do projeto, Dora García.
Novas descobertas
Além de "Los Abuelos", o PARU também anunciou, na última sexta-feira (30), a descoberta de outros dois sítios arqueológicos no país. Um deles, uma cidade chamada Petnal, possuía uma pirâmide com 33 metros de altura e provavelmente, era um centro político, conforme historiadores.
Já no terceiro local, batizado de Cambrayal, foi descoberta uma rede de canais de água com 57 metros de comprimento. Esses canais nasciam de um reservatório de água situado na parte superior de um palácio, que se estendiam pelos arredores através da fachada. "Revestidos de estuque, não parecem ter servido para transportar água, mas sim para descartar resíduos, funcionando como sistema de esgoto", diz o comunicado do projeto.
Os três sítios seguiram um padrão de ocupação semelhante: foram habitadas durante grande parte do período Pré-Clássico, abandonadas em seguida, e séculos depois redescobertas, reconstruídas e repovoadas no período Clássico Tardio.
Sobre a civilização
Os maias foram uma civilização que habitou a região da Mesoamérica, atualmente abrangida pelo sul do México, Guatemala, El Salvador e Belize, entre 1800 a.C. a 900 d.C., aproximadamente.
Eles ficaram conhecidos por terem conhecimentos avançados em áreas como matemática e astronomia. Os maias desenvolveram grandes cidades e eram politeístas, ou seja, acreditavam em muitos deuses diferentes.