Brian Wilson, fundador da banda The Beach Boys, morre aos 82 anosReprodução / Instagram

O cantor e compositor Brian Wilson morreu aos 82 anos. A informação foi confirmada através do perfil oficial do artista nas redes sociais, nesta quarta-feira (11). A causa da morte não foi divulgada, mas o baixista e cofundador da banda The Beach Boys foi diagnosticado com um grave distúrbio neurocognitivo, em 2024, e esquizofrenia anteriormente.
"Estamos de coração partido por anunciar que o nosso amado pai Brian Wilson faleceu. Estamos sem palavras neste momento. Por favor, respeitem a nossa privacidade neste momento, pois a nossa família está de luto. Percebemos que estamos compartilhando nossa dor com o mundo", escreveu a família de Brian nas redes sociais.
Com um currículo extenso, Wilson era considerado um dos maiores compositores. Em seu portifólio estão grandes hits, como "Surfin' U.S.A", "God only knows", "I Get Around", "California Girls", "Don't Worry Baby", "I Get Around" e muitas outras.
O cantor foi o fundador da banda The Beach Boys, criada em 1961 na Califórnia, nos Estados Unidos. Além dele, o grupo era formado por Dennis e Carl, irmãos mais novos de Brian, Mike Love, primo, e o amigo Al Jardine. Eles se consagraram uma das bandas de rock mais importantes dos Estados Unidos.
Nascido em 1942 e criado em Hawthorne (Califórnia), dos 19 aos 24 anos, o baixista e cantor se equiparou aos Beatles. John Lennon considerou "Pet Sounds" (1966) um dos melhores álbuns de todos os tempos.
Mas em 1967, sua saúde mental se deteriorou devido ao abuso de drogas. O líder dos Beach Boys enfrentou transtornos mentais durante boa parte de sua vida. A esquizofrenia e a depressão forçaram o proeminente compositor a se afastar da vida pública quando sua popularidade atingia novos patamares.
Foi somente em 2002, casado novamente e pai de cinco filhos adotivos (sete no total), que o "Mozart do pop" voltou a trabalhar em sua obra-prima, "Smile", após um longo período de internações em hospitais psiquiátricas, curas e recaídas. O disco foi lançado apenas em 2011, 44 anos depois do previsto.
*Com informações de AFP