O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instou Irã e Israel, neste domingo (15), a "chegar a um acordo" e encerrar a troca de ataques que vêm realizando desde a noite de quinta-feira (12).
"Irã e Israel devem chegar a um acordo, e chegarão", disse Trump em sua plataforma Truth Social, acrescentando que há "inúmeras ligações e reuniões" sobre o assunto e que a paz poderá ser alcançada "em breve".
"É possível que nos envolvamos" no conflito entre Israel e Irã, disse Trump em entrevista à ABC News, que relatou que o presidente republicano enfatizou que os Estados Unidos "não estão envolvidos neste momento" em ações militares.
Quanto à possibilidade de Putin mediar o conflito, "ele está pronto. Ele me ligou para conversar sobre isso. Tivemos uma longa conversa", disse Trump à ABC News.
O presidente dos Estados Unidos ainda insinuou, na sua conta na rede social Truth, que poderá usar o comércio nas trataivas.
"Irã e Israel deveriam fazer um acordo, e farão um acordo, assim como eu fiz com a Índia e o Paquistão, nesse caso usando o COMÉRCIO com os Estados Unidos para trazer razão, coesão e sanidade às negociações com dois líderes excelentes que foram capazes de tomar uma decisão rapidamente e PARAR!", disse Trump.
Em seu post, republicano também citou outras intermediações em conflitos, como entre Sérvia e Kosovo e entre Egito e Etiópia.
"Há paz, pelo menos por enquanto, por causa da minha intervenção, e assim permanecerá! Da mesma forma, teremos paz, em breve, entre Israel e Irã", disse na Truth, reforçando que muitas ligações e reuniões estão acontecendo agora. "Eu faço muito, e nunca recebo crédito por nada, mas tudo bem, o POVO entende", acrescentou.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.