Corpo do intercambista brasileiro Victor Gabriel Camargo foi encontrado nas águas do Rio Shogomoc, no CanadáReprodução / Google Maps

O estudante brasileiro Victor Gabriel Camargo, de 16 anos, morreu na cidade de New Brunswick, no Canadá, onde participava de um programa de intercâmbio. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed), nesta terça-feira (17).
O estudante da rede estadual era da cidade de Jesuítas, no oeste do Paraná, e participava do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo. Ele morreu afogado depois de entrar em um rio da região em que morava no país norte-americano. O adolescente estava desaparecido desde segunda-feira (16).
No momento em que entrou no rio, ele estava acompanhado da família canadense que o recebeu e de outra intercambista do programa. Segundo a Seed, diversas equipes de resgate da polícia local foram mobilizadas nas buscas.
De acordo com a imprensa local, o jovem desapareceu próximo a uma ponte do Rio Shogomoc por volta das 19h56, desta segunda-feira (16). A polícia foi chamada e logo iniciou uma busca, que incluiu a equipe de recuperação subaquática da Polícia Montada Real Canadense, drones e a equipe de mergulho do Corpo de Bombeiros de Hartland. O corpo de Victor foi encontrado na água na manhã desta terça-feira (17), por volta das 11h30.
Em nota, a pasta informou que o diretor de Educação da Seed-PR, Anderfábio Oliveira dos Santos, viajará ao Canadá para acompanhar os desdobramentos do caso. A secretaria disse ainda que está em contato com a família do jovem e prestando o apoio necessário, além de suporte com orientações e informações em relação às medidas legais, consulares e logísticas que envolvem a morte do adolescente.
O governo do Paraná também disponibilizou a emissão de passaportes emergenciais, em parceria com a Polícia Federal, para os pais de Vitor, caso eles queiram acompanhar os trâmites de perto. Segundo a Seed, o corpo consular canadense também está a disposição para ajudar com vistos e outros procedimentos.
"Toda a rede estadual está de luto e presta solidariedade aos familiares e amigos do estudante neste momento de profunda dor", lamenta o comunicado publicado pela pasta.
Nas redes sociais, Ratinho Junior, governador do Paraná, lamentou a morte do estudante. "A educação do Paraná está em luto com a partida do jovem Victor Gabriel Camargo, que morreu no Canadá vítima de um afogamento. Determinei que o secretário da Educação, Roni Miranda, disponibilizasse todo suporte para que os familiares do jovem possam acompanhar o translado do corpo. O time da Secretaria da Educação também foi enviado ao Canadá para acelerar o processo burocrático. À comunidade escolar do Paraná e aos amigos e familiares do jovem, meus sentimentos. A dor dessa partida atinge a todos os paranaenses", escreveu.
O Colégio Estadual Barão do Rio Branco, instituição de ensino que o jovem fazia parte, também lamentou a morte de Victor. "Neste momento de profunda tristeza, toda a comunidade escolar se une em solidariedade à família, aos amigos e colegas de Victor, manifestando nosso mais sincero sentimento de luto. Em respeito à memória do estudante e ao sofrimento de seus entes queridos, nos unimos, desejando força e consolo para todos os que choram essa perda", disse.