Microsoft demite nove mil funcionários em nova rodada de cortesUnsplash
Microsoft demite mais de nove mil funcionários e setor de games é afetado
Jogos que estavam a anos em desenvolvimento teriam sido cancelados por causa da nova onda de cortes
Em uma nova rodada de cortes, a quarta em 2025, a Microsoft demitiu cerca de 9,1 mil funcionários, nesta terça-feira (2). Este número equivale a 4% da força de trabalho da empresa. Embora não tenha especificado os setores que sofreram as baixas, a área de jogos digitais foi uma das mais afetadas.
De acordo com a imprensa americana, um porta-voz afirmou que todas as equipes, regiões e tempo de serviço serão afetados. "Continuamos a implementar as mudanças organizacionais necessárias para melhor posicionar a empresa e as equipes para o sucesso em um mercado dinâmico", disse ao portal "Bloomberg".
Segundo o "The Verge", os funcionários da divisão do Xbox, conhecida como Microsoft Gaming, estão sendo diretamente afetados pelas demissões. Em mensagem à equipe, Phil Spencer, líder do Xbox, disse que os cortes são para aumentar a agilidade e a eficácia.
"Para posicionar a Gaming para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas de crescimento estratégico, encerraremos ou diminuiremos o trabalho em certas áreas do negócio e seguiremos o exemplo da Microsoft na remoção de camadas de gerenciamento para aumentar a agilidade e a eficácia", disse. Leia o e-mail completo abaixo.
Jogos são cancelados após onda de demissões
Aparentemente, a nova rodada de cortes já está fazendo efeito na área de games. Jogos que estavam prestes a ser lançados, e aguardados pelo público, serão cancelados, segundo fontes informaram à imprensa americana.
A ZeniMax Online Studios, responsável pelo videogame "The Elder Scrolls Online", teve seu mais recente RPG, chamado "Project Blackbird", cancelado. O jogo estava em desenvolvimento desde 2018.
Além da ZeniMax, outros dois estúdios também teriam sido afetados, como é o caso da Kings, responsável por "Candy Crush" e a Rare, que teve a nova IP, "Everwild", cancelada depois de uma década de desenvolvimento, um dos projetos mais antigos do Xbox.
Outras ondas de demissões aconteceram neste ano
Esta, no entanto, não é a primeira rodada de cortes da Microsoft em 2025. Em janeiro, cerca de 1% dos funcionários foram demitidos, baseados em seus desempenhos. Alguns meses depois, em maio, mais de seis mil pessoas foram mandadas embora.
Em junho, pelo menos 300 pessoas foram demitidas da Microsoft. No mesmo período do ano passado, a empresa tinha mais de 228 mil funcionários.
O novo corte de nove mil pessoas, no entanto, não é o maior da empresa. Em 2023, 10 mil funcionários foram mandados embora. Porém, acredita-se que a maior onda de demissões tenha ocorrido em 2014, quando a Microsoft adquiriu os negócios de dispositivos e serviços da Nokia e 18 mil colaboradores tiveram seus contratos encerrados.
E-mail de Phil Spencer para a equipe do Xbox
"Hoje, estamos compartilhando decisões que impactarão os colegas de toda a nossa organização. Para posicionar a equipe de Jogos para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas de crescimento estratégico, encerraremos ou reduziremos o trabalho em determinadas áreas da empresa e seguiremos o exemplo da Microsoft na remoção de níveis de gestão para aumentar a agilidade e a eficácia. Em respeito aos afetados hoje, os detalhes das notificações de hoje e quaisquer mudanças organizacionais serão compartilhados pelos líderes de equipe nos próximos dias.
Reconheço que essas mudanças ocorrem em um momento em que temos mais jogadores, jogos e horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e roteiro de jogos nunca pareceram tão fortes. O sucesso que estamos vendo atualmente se baseia em decisões difíceis que tomamos anteriormente. Precisamos fazer escolhas agora para manter o sucesso nos próximos anos, e uma parte fundamental dessa estratégia é a disciplina para priorizar as oportunidades mais fortes. Protegeremos o que está prosperando e concentraremos esforços nas áreas com maior potencial, ao mesmo tempo em que atendemos às expectativas que a empresa tem para o nosso negócio. Essa abordagem focada significa que podemos oferecer jogos e experiências excepcionais para os jogadores por gerações futuras.
Priorizar nossas oportunidades é essencial, mas isso não diminui a importância deste momento. Em suma, não estaríamos onde estamos hoje sem o tempo, a energia e a criatividade daqueles cujas funções são impactadas. Essas decisões não refletem o talento, a criatividade e a dedicação das pessoas envolvidas. Nosso impulso não é acidental — é o resultado de anos de esforço dedicado de nossas equipes.
O RH está trabalhando diretamente com os funcionários afetados para fornecer benefícios do plano de rescisão (alinhados às leis locais), incluindo remuneração, plano de saúde e recursos de recolocação profissional para apoiar sua transição. Os funcionários cujas funções foram eliminadas são incentivados a explorar vagas em aberto na Microsoft Gaming, onde suas candidaturas serão analisadas com prioridade.
Agradecemos a todos que moldaram nossa cultura, nossos produtos e nossa comunidade. Seguiremos em frente com profundo reconhecimento e respeito por todos que contribuíram para essa jornada".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.