Mais de 5 mil pessoas evacuaram a ilha de Creta, na Grécia, devido aos incêndiosCostas Metaxakis/AFP
Milhares de evacuados por incêndios em áreas turísticas da Grécia e Turquia
Um idoso morreu em um dos focos de fogo
Bombeiros gregos tentam controlar um incêndio no sudeste da ilha de Creta nesta quinta-feira (3), o que forçou a evacuação de cerca de 5 mil pessoas, principalmente turistas, enquanto na Turquia, vários incêndios estão ocorrendo na província turística de Izmir, onde uma pessoa morreu.
Em Creta, um dos principais destinos turísticos da Grécia, o incêndio começou na quarta-feira.
"Evacuações preventivas de cerca de 3 mil turistas e 2 mil habitantes foram realizadas principalmente na noite de quarta-feira para quinta-feira, depois que uma mensagem de emergência foi enviada pelas autoridades" nessa região próxima à cidade costeira de Ierapetra, disse à AFP Yorgos Tzarakis, presidente do sindicato dos hoteleiros da região.
A televisão pública ERT informou que "mais de mil" pessoas, incluindo turistas, haviam sido evacuadas.
Outro incêndio ocorreu na tarde desta quinta-feira, a cerca de 30 quilômetros de Atenas, perto da cidade portuária turística de Rafina. A estrada principal para a capital grega ficou interditada.
Uma "mensagem de emergência para a evacuação" dos vilarejos próximos às chamas foi enviada para telefones celulares, disse o chefe dos bombeiros Kostas Tsigas à ERT.
Na vizinha Turquia, dois incêndios estão ocorrendo nas florestas desde a noite de quarta-feira, perto da cidade de Izmir, no oeste do país, impulsionados por ventos de mais de 85 km/h.
Um idoso morreu em um incêndio perto de Odemi, cerca de 100 quilômetros a leste de Izmir, em uma das três localidades evacuadas na área, disse Salih Uzun, membro do partido de oposição CHP, à Halk TV.
"A aldeia foi evacuada, mas um homem idoso, acamado, não pôde ser salvo", disse ele.
Outro grande incêndio estava ocorrendo perto de Cesme, cerca de 80 quilômetros a oeste de Izmir, forçando a evacuação de três outras três localidades.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.