Autor do ataque morreu no localReprodução

Um homem entrou armado no Consulado do Brasil em Ciudad del Este, no Paraguai, na manhã desta quinta-feira (3), e efetuou diversos disparos dentro e fora do prédio. A ação resultou no ferimento de uma assessora jurídica da representação diplomática e em tensão nas imediações do local. O autor do ataque morreu no local.
A vítima atingida foi Prima Felicia Benítez de Cantuni, de 78 anos, conhecida advogada que atua como assessora jurídica do consulado. Ela foi baleada no braço e, segundo informações das autoridades locais, está fora de perigo. Um segurança do prédio também foi alvo dos disparos, mas não há confirmação oficial se foi ferido.
Após os tiros, o agressor deixou o edifício e, em frente ao consulado, tirou a própria vida. Policiais que estavam na cobertura da Prefeitura de Ciudad del Este, em frente ao prédio, ouviram os disparos e chegaram rapidamente ao local, presenciando o desfecho do ataque.
Segundo Fredy Villalba, chefe do Departamento de Segurança Turística de Alto Paraná, uma carta escrita em português foi encontrada com o homem. O documento estava assinado como “Cássio Montenegro” — identidade ainda não oficialmente confirmada — e continha mensagens de despedida, pedidos sobre o sepultamento e a partilha de bens entre familiares.
O muro externo do consulado ficou com marcas de tiros. As motivações do ataque ainda estão sendo investigadas, e as autoridades paraguaias apuram se havia algum vínculo entre o atirador e a advogada ferida.